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REGULAMENTO COPA BOTEQUIM GP KART 2024

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[PUBLICADO EM 30/11/2023]
*ATUALIZADO EM 03/01/2024 (textos em verde)

*ATUALIZADO EM 15/02/2024 (textos em roxo)

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1 – O CAMPEONATO

A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato de karts de aluguel disputado desde 2016 no vale do Itajaí. É um campeonato amador e tem como principal objetivo proporcionar momentos de confraternização entre amigos e amantes do esporte e isto deve ser sempre preservado acima de qualquer competitividade.

 

2 – PARTICIPANTES

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar. Não é necessário nenhuma experiência prévia no kart, nem possuir equipamentos para participar das corridas.

*menores de 18 anos podem participar dependendo da aprovação da organização do campeonato (mediante análise da experiência no esporte, aprovação de um responsável, etc.)

 

3 – LOCAL E DATAS

A temporada será disputada em 10 etapas entre os meses de fevereiro a novembro no kartódromo Beto Carrero em Penha (SC)

​As etapas serão disputadas nas seguintes datas sempre começando as 14 horas

Etapa 1 = 17/02  = Mini-endurance 30 minutos
Etapa 2 = 10/03 = 2 baterias de 15 minutos + Final Sprint
Etapa 3 = 13/04 = 2 baterias de 15 minutos + Final Sprint
Etapa 4 = 11/05 = 2 baterias de 15 minutos + Final Sprint
Etapa 5 = 22/06 = 30 milhas do Botequim GP (Endurance 60 minutos)
Etapa 6 = 13/07 = 2 baterias de 15 minutos + Final Sprint
Etapa 7 = 10/08 = 2 baterias de 15 minutos + Final Sprint
Etapa 8 = 14/09 = Mini-endurance 30 minutos
Etapa 9 = 12/10 = 2 baterias de 15 minutos + Final Sprint
Etapa 10 = 09/11 = 2 baterias de 15 minutos + Final Sprint

 

*Caso haja impossibilidade de disputar uma etapa na data agendada, esta será transferida para o dia seguinte (domingo), considerando a disponibilidade do kartódromo.

​*Caso não seja possível transferir para o dia seguinte, a decisão sobre a nova data caberá à organização do campeonato.

*Caso seja necessário alterar alguma data (que não esteja dentro do item anterior), a organização deverá obrigatoriamente comunicar os pilotos com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

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CALENDÁRIO 2024

  • GP Ricardo Schwingel Advocacia - Copa Botequim GP Kart 2024
    GP Ricardo Schwingel Advocacia - Copa Botequim GP Kart 2024
    sáb., 12 de out.
    Kartódromo Beto Carrero
    12 de out. de 2024, 14:00 BRT
    Kartódromo Beto Carrero, Rod. Beto Carrero World - Praia de Armação do Itapocorói, Penha - SC, 88385-000, Brasil
    12 de out. de 2024, 14:00 BRT
    Kartódromo Beto Carrero, Rod. Beto Carrero World - Praia de Armação do Itapocorói, Penha - SC, 88385-000, Brasil
    Leia o regulamento antes de se inscrever (link abaixo) https://www.botequimgpkart.com.br/regulamento Campeonato de kart amador disputado em Santa Catarina desde 2016. Não Precisa ter experiência nem equipamentos. Categoria única
  • ETAPA 10 - Copa Botequim GP Kart 2024
    ETAPA 10 - Copa Botequim GP Kart 2024
    sáb., 09 de nov.
    Kartódromo Beto Carrero
    09 de nov. de 2024, 14:00 BRT
    Kartódromo Beto Carrero, Rod. Beto Carrero World - Praia de Armação do Itapocorói, Penha - SC, 88385-000, Brasil
    09 de nov. de 2024, 14:00 BRT
    Kartódromo Beto Carrero, Rod. Beto Carrero World - Praia de Armação do Itapocorói, Penha - SC, 88385-000, Brasil
    Leia o regulamento antes de se inscrever (link abaixo) https://www.botequimgpkart.com.br/regulamento Campeonato de kart amador disputado em Santa Catarina desde 2016. Não Precisa ter experiência nem equipamentos. Categoria única

4 – CATEGORIAS

A Copa Botequim GP de Kart será disputada em CATEGORIA ÚNICA com lastro em 90kg.

​(Também teremos outras disputas dentro da competição - GP2, CAMPEONATO DE ENDURANCE, CAMPEONATO DE EQUIPES, TAÇA BOTEQUIM GP E PESADOS - que você conferir no Item 11).

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5 – INSCRIÇÕES

Até o dia 15/01/2024 os pilotos poderão fazer sua inscrição para a temporada toda pagando uma taxa de R$400,00 (quatrocentos reais) através deste link.

Quem fizer inscrição até essa data ganhará um desconto nos valores pagos nas baterias durante a temporada (conforme descrito no item 7).


A partir do dia 16/01/2024 o valor da Inscrição anual será de R$450,00 (quatrocentos e cinquenta reais)
Pra quem quiser fazer a inscrição anual com o campeonato já em andamento, o valor será de R$50,00 x o número de etapas que faltam no campeonato.

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Os pilotos também podem optar por não pagarem a inscrição anual e pagarem apenas as taxas de confirmação em cada etapa que participar (conforme explicado no item 6

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DESCONTOS POR FREQUÊNCIA NA TEMPORADA ANTERIOR

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​Pilotos que participaram de pelo menos 7 Etapas na temporada 2023 receberão descontos na inscrição da temporada 2024. (R$15 de desconto x número de etapas que participou).

Os pilotos receberão cupons de desconto via whatsapp e deverão usá-los para fazer a inscrição.

​- OS CUPONS TERÃO VALIDADE ATÉ O DIA 15/01/2024 (quem fizer inscrição após esta data perde o direito ao desconto)

*A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma (desistência, etc..). Portanto só faça a inscrição se tiver certeza que irá participar.

* O PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA UMA ETAPA SE ENCERRA SEMPRE ÀS 16:00H DA VÉSPERA.

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5.1. - INSCRIÇÕES EM CAMPEONATOS PARELOS (ver Item 11)
Taxa de inscrição Campeonato de Equipes = R$60,00 (sessenta reais) por equipe
Taxa de inscrição para Taça Botequim GP = R$40,00 (quarenta reais)

 

6 – CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA NAS ETAPAS 

 Para poder participar das etapas os pilotos precisam confirmar a presença, em cada um das etapas, indo até o nosso calendário, selecionando a etapa que vai participar e fazer o pagamento da taxa de confirmação, no valor de:

- Para pilotos que fizeram sua inscrição para o ano todo: R$ 48,00 + taxa de administração do site.

- Para pilotos que não fizeram inscrição anual: R$ 123,00 + taxa de administração do site.

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P.s: durante o ato de confirmação de presença e pagamento da taxa de confirmação, o piloto poderá escolher se deseja fazer uma doação de R$10,00 (dez reais), que será repassada a alguma instituição de caridade da região. A doação é espontânea, portanto não obrigatória).
Os valores arrecadados para doação serão 100% convertidos à instituições carentes em forma de produtos (alimentos, roupas, produtos de higiene, etc).
Toda prestação de contas será feita no site do Botequim GP Kart

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​A confirmação será aberta sempre no dia seguinte à etapa anterior, e se encerrará às 16 horas de sexta-feira véspera da etapa.

​Após as 16 horas, a lista dos confirmados será enviada no grupo "Informativo Copa Botequim GP" e nenhum piloto poderá ser adicionado após a publicação da lista.

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​*O PILOTO QUE NÃO CONFIRMAR PRESENÇA NÃO PODERÁ PARTICIPAR DA CORRIDA!

* O PILOTO QUE CONFIRMAR PRESENÇA E NÃO PARTICIPAR DA CORRIDA PODERÁ RECEBER DE VOLTA O VALOR PAGO DA TAXA DE CONFIRMAÇÃO, MAS PAGARÁ UMA MULTA DE R$20,00

*CASO O PILOTO CONFIRME PRESENÇA E NÃO PARTICIPE DA ETAPA POR 2 ETAPAS O VALOR DA MULTA SERÁ DE R$40,00.

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Após encerrada a confirmação de presença, em até 1 hora serão divulgadas a lista de pilotos e horários de cada bateria.

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7 – PAGAMENTO DAS BATERIAS NO DIA DA ETAPA

Em cada etapa, além da taxa de confirmação o piloto também deverá pagar o valor das baterias.

Valor a ser pago nas Etapas 1 e 8 = R$185,00 (cento e oitenta e cinco reais)
Valor a ser pago nas Etapas 2, 3, 4, 6, 7, 9 e 10 = R$210,00 (duzentos e dez reais)
Valor a ser pago na Etapa 5 = R$370,00 (trezentos e setenta reais)

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Este pagamento deve ser feito diretamente ao Kartódromo Beto Carrero.

*Se o piloto correr apenas uma bateria no dia e não as duas que tem direito, ele não terá direito a ressarcimento da bateria que não correu.

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7.1. - CUSTOS TOTAIS PARA DISPUTAR O CAMPEONATO

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Considerando um piloto que faça a inscrição anual após o dia 15/01/2024, o custo total da temporada será:
Valores pagos ao Botequim GP
- TAXA DE INSCRIÇÃO ANUAL = R$450,00
- TAXA DE CONFIRMAÇÃO (10 ETAPAS) = R$492,00
Sub-Total = R$942,00

Valores pagos ao Kartódromo
2 Etapas de R$185,00 = R$370,00
1 Etapa de R$370,00 
7 Etapas de R$210,00 = R$1470,00
Sub-Total = R$2210,00


VALOR TOTAL DA TEMPORADA = R$3152,00

*pilotos com descontos na inscrição os valores são menores

8 – FORMA DE DISPUTA

O campeonato será disputado em 10 Etapas, e com 3 formatos de prova ao longo do ano, divididos da seguinte forma:

- 7 Etapas em formato de 2 baterias de 15 minutos + Final Sprint de 10 minutos
- 2 Etapas em formato de mini-endurance de 30 minutos (individual)
- 1 Etapa em formato de Endurance de 60 minutos (individual) – 30 milhas do Botequim GP

 

8.1 – Mini-Endurance de 30 minutos

Neste formato de etapa do campeonato todo piloto disputará apenas 1 bateria com 30 minutos de duração.

O grid de largada será definido através de uma SUPER POLE, com 1 volta de tomada tempo para cada piloto.​

Todo piloto deverá obrigatoriamente fazer 1 (uma) parada para troca de kart, com tempo mínimo de 5 minutos (entre a abertura da volta, a entrada nos boxes, a troca de kart e fechar a volta).

O piloto não poderá parar o kart nem andar em um ritmo muito lento na pista (a critério dos fiscais) para “gastar o tempo” a fim de completar a volta de 5 minutos.

 

Durante a parada nos boxes o piloto deve seguir os seguintes procedimentos:
1- entrar no pit lane com os karts, em velocidade reduzida e devem ir com seus karts em direção à balança e parar seu kart sobre a balança. o fiscal vai conferir o peso do CONJUNTO e então liberar o piloto em direção ao parque fechado.
*CASO O PILOTO ESTEJA ABAIXO DO PESO MÍNIMO NA PESAGEM QUE É FEITA DURANTE AS PARADAS,, ELE SERÁ PUNIDO EM 1 VOLTA

2- Parar o kart no local sinalizado pelo fiscal.

3- Retirar a placa de número, os pesos (caso use) e o sensor do kart que foi usado.

4- Dirigir-se ao primeiro kart na fila dos karts disponíveis e fazer a instalação da placa de número (com os 2 parafusos), os pesos (caso use) e o sensor (preso com o grampo).

5- Sentar no kart e esperar que o fiscal confira se a placa e o sensor estão presos corretamente.

6- O fiscal vai ligar o kart e o piloto pode esperar (caso necessário) próximo à saída do pitlane (sem trancar a saída).

7- Prosseguir para a pista.

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O piloto não pode ter um ajudante para fazer o procedimento de troca (apenas a equipe de apoio do kartódromo pode ajudar), mas pode ter um cronometrista para marcar o tempo de sua parada (que deve ficar fora do parque fechado, em local indicado pela direção de prova.

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Caso o piloto não faça a parada no tempo mínimo, ou não faça nenhuma parada será desclassificado da corrida, receberá uma bandeira preta e deverá retirar-se da prova retornando aos boxes com o kart.

O piloto poderá fazer a troca de kart em qualquer momento entre o início e o minuto 20 da prova, quando os boxes serão fechados.

No minuto 15 será mostrado uma bandeira branca parada para os pilotos, sinalizando que faltam 5 minutos para fechar os boxes. No minuto 19, a bandeira branca será agitada informando que falta 1 minuto para fechar os boxes.

Em caso de bandeira vermelha, os karts que estiverem nos boxes terão suas paradas validadas e a prova será reiniciada considerando as posições da volta anterior à bandeira vermelha.

​Em caso de quebra de kart na pista, o piloto deverá retirar a placa e o sensor de seu kart e deve retornar a pé e entrar nos boxes pela entrada dos boxes. Caso use lastro. Ele poderá solicitar o número de barras correspondente ao fiscal. E essa troca poderá ser contabilizada como a trocas obrigatória (desde que tenha o tempo de 5 minutos).

 

8.2 – 30 milhas do Botequim GP (Endurance de 60 minutos)

Neste formato de etapa do campeonato todo piloto disputará apenas 1 bateria com 60 minutos de duração.

As regras desta prova são praticamente iguais às do item anterior (8.1 – Mini-endurance de 30 minutos), incluindo a formação do grid de largada (Super pole), os procedimentos adotados para troca de kart e demais regras.

As diferenças entre esta prova e prova de 30 minutos (além do tempo) são:

- Na prova de 60 minutos, todo piloto deverá obrigatoriamente fazer 2 (duas) paradas para troca de kart, com tempo mínimo de 5 minutos (entre a abertura da volta, a entrada nos boxes, a troca de kart e completar mais uma volta).

- O piloto poderá fazer as trocas de kart em qualquer momento entre o início e o minuto 45 da prova, quando os boxes serão fechados.

No minuto 40 será mostrado uma bandeira branca parada para os pilotos, sinalizando que faltam 5 minutos para fechar os boxes. No minuto 44, a bandeira branca será agitada informando que falta 1 minuto para fechar os boxes.

Outra diferença dessa prova será em relação à divisão dos grupos de pilotos, onde cada grupo poderá ter até 30 pilotos (ao invés de 20 dos demais formatos (ver item 9)

 

8.3 – 2 baterias de 15 minutos + Final Sprint

Neste formato de etapa do campeonato todo piloto vai correr 2 baterias (Bateria 1 e Bateria 2) com duração de 15 minutos cada.

Os 3 primeiros colocados de cada bateria dos grupos C, B e Líderes disputam uma bateria extra de 10 minutos (Final Sprint) (Ver item VII.III.II)

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8.3.1 - FORMAÇÃO DO GRID DE LARGADA BATERIAS 1 E 2

O grid da Bateria 1 será definido pela classificação do campeonato (o líder do campeonato larga na pole, o vice-líder em 2º e assim sucessivamente). O grid de largada da Bateria 2 será a inversão do grid de largada da Bateria 1.

*Pilotos estreantes: a partir da Etapa 2, os pilotos que forem estreantes no campeonato serão posicionados no grid de largada por ordem de confirmação de presença na Etapa. Quem confirmar sua presença primeiro (dentre os estreantes) largará na última posição na bateria 1, e será o pole position na bateria 2. E assim sucessivamente.

 

8.3.2 - FINAL SPRINT

Neste formato de Etapa os 3 primeiros pilotos de cada bateria dos grupos C, B e LÍDERES (ver item VIII) disputarão uma bateria final com duração de 10 minutos valendo pontos extras no campeonato.

O grid de largada da Final Sprint será definido pelas voltas mais rápidas dos pilotos nas baterias em que se classificaram.

Exemplo: Os 3 pilotos que foram ao pódio na Bateria 1, terão suas melhores voltas dessa bateria usadas para definição do grid da Final Sprint.

Caso um piloto chegue entre os 3 primeiros nas 2 baterias que disputar, vale a bateria em que tiver o melhor resultado para fins de classificação para a final Sprint. Se ele chegar na mesma posição nas 2 baterias, vale a que ele fez a volta mais rápida.

 Neste caso de um piloto chegar entre os 3 primeiros nas 2 baterias, NÃO ABRIRÁ VAGAS para o 4º colocado de nenhuma bateria disputar a Final Sprint. 

Será disputada com 1 piloto a menos.
 

O número máximo de pilotos que disputará a Final Sprint será 18 (3 primeiros Bateria 1 GRUPO B, 3 primeiros Bateria 1 GRUPO C, 3 primeiros Bateria 1 GRUPO LÍDERES, 3 primeiros Bateria 2 GRUPO B, 3 primeiros Bateria 2 GRUPO C, 3 primeiros Bateria 2 GRUPO LÍDERES), com exceção da última etapa do campeonato (ver parágrafo abaixo).

Na última Etapa do campeonato, todos os pilotos que chegarem à Etapa com chances matemáticas de ganhar o título, estarão AUTOMATICAMENTE CLASSIFICADOS para a FINAL SPRINT independente dos resultados em suas baterias, porém se chegarem entre os 3 primeiros em qualquer uma delas ou nas duas, eles eliminam as vagas de outros pilotos.

 

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9 - FORMAÇÃO DOS GRUPOS DE BATERIAS​​

O número máximo de pilotos na pista correndo uma mesma bateria é 20 (nas Etapas com formato de mini-endurance 30 minutos e 2 baterias de 15 minutos + final sprint)

Como nosso campeonato não tem limite de inscritos, caso tenha 21 ou mais pilotos confirmados em uma etapa, estes serão divididos em 2 ou mais grupos da seguinte forma (nos 2 formatos de etapa descritos anteriormente):

Até 20 pilotos confirmados = 1 grupo
De 21 a 40 pilotos confirmados = 2 grupos (GRUPO LÍDERES, GRUPO B, GRUPO C)
De 41 a 60 pilotos confirmados = 3 grupos (GRUPO LÍDERES, GRUPO B, GRUPO C, GRUPO D)
De 61 a 80 pitotos confirmados = 4 grupos (GRUPO LÍDERES, GRUPO B, GRUPO C, GRUPO D, GRUPO E)
E assim sucessivamente.

 

Na Etapa 30 milhas do Botequim GP (Endurance 60 minutos) os grupos serão divididos da seguinte forma:
Até 30 pilotos confirmados = 1 grupo
De 31 a 60 pilotos confirmados = 2 grupos (GRUPO LÍDERES, GRUPO B, GRUPO C)
De 61 a 90 pilotos confirmados = 3 grupos (GRUPO LÍDERES, GRUPO B, GRUPO C, GRUPO D)De 91 a 120 pilotos confirmados = 4 grupos (GRUPO LÍDERES, GRUPO B, GRUPO C, GRUPO D, GRUPO E)
E assim sucessivamente.

​Na primeira etapa do campeonato os grupos serão definidos por sorteio.
A partir da segunda etapa os grupos serão definidos de acordo com a classificação do campeonato, ou seja, os melhores colocados do campeonato formam um grupo e os piores outro: 

​O número de grupos/baterias será decidido e informado aos pilotos na véspera da etapa e não serão alteradas mesmo em caso de falta de pilotos em uma ou mais baterias/grupo

O piloto que não conseguir participar das baterias de seu grupo não poderá participar de outro grupo. Não haverá trocas de pilotos nos grupos.

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10 – SISTEMA DE PONTUAÇÃO

Para cada formato de Etapa, um formato de pontuação será aplicada.

 

10.1 – SISTEMA DE PONTUAÇÃO ETAPAS COM 2 BATERIAS DE 15 MINUTOS + FINAL SPRINT


10.1.1 – SISTEMA DE PONTUAÇÃO BATERIAS 1 E 2
1º lugar - 15 pontos
2º lugar - 12 pontos
3º lugar - 10 pontos
4º lugar - 8 pontos
5º lugar - 7 pontos
6º lugar - 6 pontos
7º lugar - 5 pontos
8º lugar - 4 pontos
9º lugar – 3 pontos
10º lugar – 2 pontos
11º ao 20º lugar – 1 ponto

**Em caso de 2 ou mais grupos por etapa todas as baterias terão o mesmo sistema de pontuação. 

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​10.1.2 – SISTEMA DE PONTUAÇÃO FINAL SPRINT
1º lugar = 5 pontos
2º lugar = 4 pontos
3º lugar = 3 pontos
4º lugar = 2 pontos
5º lugar = 1 ponto

 

10.2 – SISTEMA DE PONTUAÇÃO MINI-ENDURANCE 30 MINUTOS
1º lugar - 30 pontos
2º lugar - 24 pontos
3º lugar - 20 pontos
4º lugar - 16 pontos
5º lugar - 14 pontos
6º lugar - 12 pontos
7º lugar - 10 pontos
8º lugar - 8 pontos
9º lugar – 6 pontos
10º lugar – 4 pontos
11º ao 20º lugar – 2 pontos

 

10.3 – SISTEMA DE PONTUAÇÃO 30 MILHAS DO BOTEQUIM GP ENDURANCE 60 MINUTOS
1º lugar - 40 pontos
2º lugar - 36 pontos
3º lugar - 32 pontos
4º lugar - 28 pontos
5º lugar - 26 pontos
6º lugar - 24 pontos
7º lugar - 22 pontos
8º lugar - 20 pontos
9º lugar – 18 pontos
10º lugar – 16 pontos
11º  lugar - 14 pontos
12º lugar – 12 pontos
13º lugar – 10 pontos
14º lugar – 8 pontos
15º lugar – 6 pontos
16º ao 30º lugar – 4 pontos

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Ao final do campeonato, o piloto que somar mais pontos será declarado CAMPEÃO

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Os critérios de desempate são (nesta ordem): Maior número de vitórias, maior número de 2ºs lugares, e assim sucessivamente. Em caso de pilotos com resultados iguais, o piloto que conquistou o melhor resultado mais recentemente estará na frente.

11 – CAMPEONATOS PARALELOS À COPA BOTEQUIM GP KART

Na temporada de 2024 teremos outras competições dentro do campeonato.

Estas competições não se tratam de categorias extras, com baterias separadas e sim, tabelas de pontuações extras que serão consideradas da seguinte forma:

 

11.1 – CAMPEONATO GP2

Os critérios para participação na categoria GP2 são:
- Ter participado de pelo menos 8 das 10 etapas da Copa Botequim GP 2023
- Não ter ficado no top-15 da classificação geral da Copa Botequim GP 2023
- Não ter ficado no top-3 da GP2 na Copa Botequim GP 2023
- Nunca ter sido campeão da Copa Botequim GP Kart (desde 2016)

Pra temporada de 2024, 26 pilotos atenderam esses critérios e vão disputar o título da GP2, sendo eles (em ordem alfabética):

Adriano dos Santos
Alisson Bernardi
Anderson "Shake" Schopping
André Nascimento
Angelo Sossela
Bernardo Buerger
Edmar "Nino"  Becker
Fábio Provesi
Filipe da Silva
Flávio Zonta
Gabriel Demmer
Geovane Cardoso
Gilian Prigol
João “Jotap” Miranda
Jonas "Nick" Silva
José Cavassin
Lucas Ferraz
Marcelo Pereira
Pierre Simão
Renato Gerola
Rodrigo Pickering
Ronan Stolarz
Samir Demarch
Thiago Cristofolini
Toninho Silva
Wilson Lazzaris

 Na GP2, todos os pontos que estes pilotos marcarem durante as etapas da temporada de 2024 contarão para a classificação geral do campeonato, e também para a tabela da GP2 (pontos conquistados em todas as baterias, incluindo finais sprint).

A única exceção será a Final Sprint da última etapa do campeonato, que NÃO CONTARÁ PONTOS para a tabela da GP2.

Na última etapa do campeonato, todos os pilotos que tiverem chances matemáticas de terminarem nas 5 primeiras posições na tabela da GP2 obrigatoriamente correrão juntos nas baterias do GRUPO B, independente de suas posições na tabela de classificação geral.

Se um piloto chegar à última etapa do campeonato com chances de ficar entre os 5 primeiros na GP2, mas também com chances matemáticas de chegar entre os 5 primeiros na classificação geral do campeonato, ele não correrá a última etapa no Grupo B e sim no Grupo dos Líderes.

Ao final da temporada, os 5 pilotos que marcarem mais pontos na tabela da GP2 serão premiados com troféus..

 

11.2 – CAMPEONATO PESADOS

Pontuação apenas dos pilotos que optarem por correr com lastro 100kg (da 1ª até a 10ª etapa e em baterias de qualquer grupo, incluindo finais sprint) - Mais detalhes sobre o lastro 100kg no Item 14 deste regulamento.

Na última etapa do campeonato, todos os pilotos que tiverem chances matemáticas de terminarem nas 3 primeiras posições na tabela dos PESADOS obrigatoriamente correrão juntos nas baterias do GRUPO C, independente de suas posições na tabela de classificação geral.

Se um piloto chegar à última etapa do campeonato com chances de ficar entre os 3 primeiros na PESADOS, mas também com chances matemáticas de chegar entre os 5 primeiros na classificação geral do campeonato, ele não correrá a última etapa no Grupo C e sim no Grupo dos Líderes.

Se ele chegar à última etapa com chances de ficar entre os 3 primeiros da PESADOS e entre os 5 primeiros da GP2, o piloto deverá escolher se quer correr a última etapa do grupo C (com os pesados) ou B (com a GP2) e sua pontuação valerá apenas para a tabela do grupo que ele escolher (bem como pra classificação geral).

 

11.3 – TAÇA BOTEQUIM GP

A Taça Botequim GP vai ser um campeonato paralelo à Copa Botequim GP, onde em cada etapa terá um confronto direto entre pilotos disputando quem marca mais pontos na etapa.

Este campeonato terá um limite de 60 vagas e os pilotos devem fazer a inscrição em nosso site e o valor é de R$40,00 (quarenta reais)(conforme explicado no Item 5)

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Fórmula de disputa:

*Como tivemos apenas 36 pilotos inscritos, o formato da competição foi alterado

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Primeira fase: os 36 pilotos serão divididos em 6 grupos de 6 pilotos (os grupos serão definidos por sorteio).

Nas 5 primeiras etapas do Campeonato, haverá confrontos diretos entre os pilotos do grupo em disputas 2 a 2 dentro de cada um dos 10 grupos.
Exemplo:
Etapa 1 (rodada 1) = Piloto A x Piloto F - Piloto B x Piloto E – Piloto C x Piloto D
Etapa 2 (rodada 2) =  Piloto A x Piloto E – Piloto F x Piloto D – Piloto B x Piloto C
Etapa 3 (rodada 3) = Piloto A x Piloto D – Piloto E x Piloto C – Piloto F x Piloto B
Etapa 4 (rodada 4) = Piloto A x Piloto C – Piloto D x Piloto B – Piloto E x Piloto F
Etapa 5 (rodada 5) = Piloto A x Piloto B – Piloto C x Piloto F – Piloto D x Piloto E
 

Em cada um dos confrontos, o vencedor será o piloto que marcar mais pontos na etapa, considerando todas as baterias.

O piloto vencedor do confronto marcará 3 pontos na tabela de classificação de seu grupo. Caso haja empate entre os 2 pilotos (ambos marcarem o mesmo número de pontos na etapa), cada um dos pilotos marcará 1 ponto na tabela de classificação de seu grupo.

Ao final das 5 rodadas, os 4 melhores pilotos de cada grupo classificam-se para a próxima fase.

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Em caso de dois ou mais pilotos tiverem empatados na tabela de classificação da Taça Botequim GP, os critérios de desempate são: 1. Confronto direto, 2. Melhor classificação geral na Copa Botequim GP.

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2ª fase: Na 2ª fase, disputada na 6ª etapa, teremos 8 confrontos eliminatórios de 3 em 3 pilotos, ou seja, cada piloto enfrentará outros 2 pilotos na Etapa.
Os 2 melhores pilotos de cada confronto que marcarem mais pontos na etapa, estão classificados. O 3º colocado de cada confronto está eliminado.

A definição dos confrontos será definido da seguinte forma:

 

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Fases mata-mata: A partir da 7ª etapa, os 16 pilotos se enfrentarão em disputas eliminatórias 2 a 2, onde o vencedor segue na disputa e o perdedor será eliminado.

Em cada um dos confrontos, o vencedor será o piloto que marcar mais pontos na etapa, considerando todas as baterias. Em caso de empate, o vencedor será quem marcar a volta mais rápida na etapa.
 

A definição dos confrontos será definida de acordo com o chaveamento abaixo:

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Etapa 7: Oitavas de final (16 pilotos)
Etapa 8: Quartas de final (8 pilotos)
Etapa 9: semifinais (4 pilotos)
Etapa 10: Finais - final e disputa do 3º lugar (4 pilotos)
 

Ao final da competição, os 3 melhores pilotos serão premiados com troféus.

 

11.4 – CAMPEONATO DE ENDURANCE
O Campeonato de Endurance será outro campeonato paralelo à Copa Botequim GP Kart e que vai unir-se ao Desafio 90 minutos do Botequim GP, no mês de dezembro.
 

O campeonato de Endurance vai considerar apenas os pontos marcados pelos pilotos em 3 das etapas da Copa Botequim GP, sendo:
Etapa 1 (fevereiro) = Mini-endurance 30 minutos
Etapa 5 (junho) = 30 milhas do Botequim GP (Endurance 60 minutos)
Etapa 8 (setembro) = Mini-endurance 30 minutos

Além dessas 3 Etapas da Copa Botequim GP, também fará parte do Campeonato de Endurance, a prova do Desafio 90 minutos, disputada em dezembro e que não faz parte da Copa Botequim GP kart.

O Desafio 90 minutos é disputado em 2 categorias (90 e 105kg), porém apenas a prova da categoria 90kg vai valer pontos pro Campeonato de Endurance.
 

Sendo assim, o Campeonato de Endurance será disputado em 4 Etapas, sendo que, a pontuação das 3 Etapas que farão parte da Copa Botequim GP, terão o mesmo valor na tabela do Campeonato de Endurance (ver item 10).
 

A pontuação da prova do Desafio 90 minutos para o Campeonato de Endurance vai ser distribuída da seguinte forma:

1º lugar - 60 pontos
2º lugar - 54 pontos
3º lugar - 50 pontos
4º lugar - 48 pontos
5º lugar - 44 pontos
6º lugar - 40 pontos
7º lugar - 38 pontos
8º lugar - 34 pontos
9º lugar – 30 pontos
10º lugar – 26 pontos
11º lugar -  24 pontos
12º lugar – 22 pontos
13º lugar – 20 pontos
14º lugar – 18 pontos
15º lugar – 16 pontos
16º lugar – 14 pontos
17º lugar – 12 pontos
18º lugar – 10 pontos
19º lugar – 8 pontos
20º lugar – 6 pontos
21º ao 36º lugar – 5 pontos

​

Ao final da temporada, os 5 pilotos que somarem mais pontos nessas 4 provas, serão premiados com troféus.

​

​11.5 – Campeonato de Equipes​

Também teremos um Campeonato de Equipes, formados por no mínimo 3 e no máximo 4 pilotos.

​

A pontuação de cada equipe será a soma da pontuação de seus pilotos nas baterias do campeonato, considerando apenas os 3 melhores resultados em cada etapa , ou seja, em equipes de 4 pilotos, os pontos conquistados pelo piloto da equipe que menos pontuou na etapa serão descartados.

​

Ao final do campeonato, a equipe que somar mais pontos será a campeã.

 

As inscrições para o campeonato de equipes deverão ser feitas via whatsapp, com o piloto líder da equipe enviando uma mensagem para o número 47 99141 8270 informando o nome da equipe e o nome dos pilotos. Além do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$60,00 (sessenta reais).

Cada piloto só poderá fazer parte de 1 equipe!

​

Obs.: Para uma equipe começar a pontuar no campeonato já na primeira etapa, deverá fazer a inscrição antes do encerramento das confirmações de presença para a Etapa 1 (ver item 6). A mesma regra vale para as etapas posteriores.
Se uma equipe se inscrever com o campeonato já em andamento, a pontuação começará a contar a partir da próxima etapa, não contando pontuação retroativa.

Entre as etapas 5 e 6 poderá haver substituição de apenas 1 piloto por equipe, caso desejem fazê-lo.

Equipes com 3 pilotos podem acrescentar um 4º piloto em qualquer momento do campeonato.

Ao final do campeonato, as 3 equipes que somarem mais pontos serão premiadas com troféus.

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12 – CRONOGRAMA DAS ETAPAS

- Todas as etapas terão o briefing por vídeo, que será enviado nos grupos de confirmação e no grupo aberto do campeonato.

- O piloto deve chegar 30 minutos antes do horário de sua bateria, realizar o pagamento e ficar pronto para o início de sua bateria.

​

- Nas Etapas onde cada piloto correrá 2 baterias elas serão alternadas e distribuídas da seguinte forma:
 

Etapas com 4 grupos:
14:00h - 1ª bateria – GRUPO C (bateria 1)
14:25h - 2ª bateria – GRUPO B (bateria 1)
14:50h - 3ª bateria – GRUPO C (bateria 2)
15:15h - 4ª bateria – GRUPO B (bateria 2)
15:40h - Premiação Grupos C e B
15:50h - 5ª bateria – GRUPO D (bateria 1)
16:15h - 6ª bateria – GRUPO LÍDERES (bateria 1)
16:40h - 7ª bateria – GRUPO D (bateria 1)
17:05h - 8ª bateria – GRUPO LÍDERES (bateria 2)
17:30h - 9ª bateria – FINAL SPRINT (bateria 2)
17:55h - Premiação Grupos D, Líderes e Final Sprint.

 

Etapas com 5 grupos
14:00h - 1ª bateria – GRUPO D (bateria 1)
14:25h - 2ª bateria – GRUPO C (bateria 1)
14:50h - 3ª bateria – GRUPO B (bateria 1)
15:15h - 4ª bateria – GRUPO D (bateria 2)
15:40h – 5ª bateria – GRUPO C (bateria 2)
16:05h – 6ª bateria – GRUPO B (bateria 2)
16:30h - Premiação Grupos D, C e B
16:40h - 7ª bateria – GRUPO E (bateria 1)
17:05h - 8ª bateria – GRUPO LÍDERES (bateria 1)
17:30h - 9ª bateria – GRUPO E (bateria 2)
17:55h - 10ª bateria – LÍDERES (bateria 2)
18:20h - 11ª bateria – FINAL SPRINT
18:30h – Premiação Grupos E, Líderes, FINAL SPRINT
 

Os 3 primeiros pilotos de cada bateria vão para o pódio receber suas premiações.
 

Caso o piloto não esteja presente na cerimônia do pódio, ele não receberá sua premiação posteriormente.

​Não haverá intervalo entre as baterias. Acaba uma e já começa as outra.

Os pilotos já devem estar 100% prontos para sua bateria, enquanto a bateria anterior estiver acontecendo. Não vamos esperar ninguém! 

*O cronograma de todo evento poderá sofrer eventuais atrasos por problemas que podem ocorrer. Mesmo assim recomendamos que todos os pilotos cheguem pelo menos 30 MINUTOS antes do horário de sua corrida, bem como sejam pacientes em caso de atraso de sua bateria.

*Em hipótese alguma uma bateria será atrasada para esperar a chegada de algum piloto faltante.

​

13 – DEFINIÇÃO DOS KARTS

A definição de qual kart cada piloto usará em cada etapa será determinado por sorteio feito na sexta-feira pré-etapa. O sorteio será gravado e o vídeo liberado aos pilotos no domingo pós-etapa.

O piloto não poderá mexer em nenhuma regulagem do kart além do ajuste do banco, nem pedir para que qualquer funcionário do kartódromo o faça. Caso isso ocorra, o piloto será primeiramente advertido e em caso de insistência será desclassificado.

Troca de kart

O piloto que quiser trocar de kart antes do início de sua bateria largará em último e tomará uma punição de 10 segundos na corrida. Se o piloto trocar de kart durante a corrida, não receberá nenhuma penalização.
Só será permitido troca de kart sem punição antes da corrida se o kart apresentar algum problema que impeça seu funcionamento (não ligar, estiver quebrado, etc)

 

​14 – LASTRO

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​

Na Copa Botequim GP usamos o sistema de peso piloto + kart, definido como CONJUNTO de no mínimo 230KG (duzentos e trinta quilos), sendo que o kart tem peso médio de 140KG, então o piloto deve pesar no mínimo 90KG para atingir o peso mínimo.

No caso da categoria PESADOS (ver item 11.2) o CONJUNTO deve ter peso mínimo de 240KG (140KG kart + 100KG do piloto)

 

Caso o peso do piloto seja menor que 90kg ele deve completar com pesos no kart e/ou pesos corporais.

Os karts serão lastreados com pesos de 5kg que serão colocados no kart e o máximo de lastro que um piloto pode usar no kart é 20kg.

Caso o piloto não atinja o peso mínimo de sua categoria mesmo com os 20kg de lastro no kart, os pilotos deverão usar pesos no corpo ou no banco do kart afim de atingir o peso mínimo do campeonato. 

Os pesos corporais usados deverão ser aprovados pela direção de prova e direção do kartódromo.​

​

Após o término da corrida, todos os pilotos deverão entrar no pit lane com os karts, em velocidade reduzida e devem ir com seus karts em direção à balança e parar seu kart sobre a balança. o fiscal vai conferir o peso do CONJUNTO e então liberar o piloto em direção ao parque fechado.

O peso do CONJUNTO (piloto + karts + lastros) deve ser de, no mínimo 230KG, com tolerância de 2KG (dois quilos) para menos. Ou seja, 228KG o piloto estará dentro do peso. Abaixo disso o piloto receberá uma punição e será considerado o último colocado da corrida.

​

*SE ANTES DA PESAGEM, O PILOTO PARAR SEU KART NO PIT LANE, OU PERMITIR QUE QUALQUER PESSOA SE APROXIME DE SEU KART, BEM COMO SE ELE ENTRAR EM VELOCIDADE RÁPIDA, ELE TAMBÉM SERÁ PUNIDO.

​

Após chegar no parque fechado, os pilotos devem retirar todos os lastros de seu kart e colocar no local indicado pela direção de prova.
Caso o piloto deixe lastros no kart ele receberá a mesma punição como se ele não tivesse batido o peso (irá para o último lugar da corrida).

​

Em caso de provas com paradas obrigatórias (Etapas 1, 5 e 8), os pilotos devem se pesar em todas as paradas de boxes e no final da corrida.

​

A pesagem antes das corridas não é obrigatória, mas é recomendada e haverá uma balança disponível no acesso parque fechado/pista para que o piloto se pese com o kart antes de entrar na pista a fim de conferir se está dentro do peso.

​

É importante salientar que os karts do kartódromo tem diferenças de pesos entre eles, podendo variar em média 3KG para mais ou para menos.
Também é importante considerar o gasto de combustível durante a prova, que deve variar entre 1 e 2 kg de peso do começo ao final da prova.

​

É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO PILOTO PESAR-SE COM O KART ANTES DE ENTRAR NA PISTA E VERIFICAR O PESO CORRETO. 

Se o peso do CONJUNTO não estiver dentro do mínimo permitido na hora da pesagem, haverá punição mesmo que o peso do piloto seja de 90KG.

​

Por isso é recomendado sempre ter uma margem de segurança de 1 ou 2KG a mais na hora de ir pra pista.

​

Os pilotos que correrem com lastro de 100kg, além de disputar o campeonato geral, também disputarão o campeonato dos PESADOS. (ver Item 11.2)

 

*O PILOTO NÃO PODE MUDAR SEU LASTRO DE 90 PARA 100KG OU VICE-VERSA, NO MEIO DO CAMPEONATO. CASO QUEIRA FAZÊ-LO, SEUS PONTOS NO CAMPEONATO SERÃO ZERADOS.

15 - ADVERTÊNCIAS E PUNIÇÕES

​A Copa Botequim GP Kart contará com fiscais de pista que vão analisar lances de pista e poderão aplicar advertências, punições ou desclassificação.
 

Atitudes passíveis de advertência:
- toques leves na traseira do kart de outro piloto, sem ganho de vantagem ou posição.
- gesticulação excessiva para outros pilotos e/ou direção de prova, etc.
- atitudes e manobras consideradas potencialmente perigosas pelos fiscais (que ainda não causou nenhum efeito, mas que poderia ou poderá causar).
- mudar de direção mais de uma vez para defender a posição.
“Em defesa de posição, quando um carro tentar ultrapassar o outro em reta, será admitida apenas uma mudança de direção. A mudança prevista no item anterior não poderá ocorrer na direção do veículo que tenta a ultrapassagem, quando este já tiver colocado o carro ou parte deste na sua lateral.
Caso o veículo que estiver na frente escolha o lado interno da reta em relação à curva que se aproxima, não poderá se movimentar para se posicionar na tomada da curva, caso o veículo que tenta a ultrapassagem esteja posicionado naquele espaço.”
– Trecho retirado do Código desportivo de automobilismo. No código, para este tipo de manobra é aplicada punição diretamente. Na Copa Botequim GP, por ser um campeonato amador, vamos aplicar primeiro uma advertência, e em caso de reincidência, punição.
- DIRIGIR-SE A UM FISCAL DE PROVA pós-corrida para reclamar ou questionar algo sobre corrida.

Advertência é apenas um aviso para o piloto, não tendo qualquer influência no resultado final.

​

Atitudes passíveis de punição:
- reincidência nas ações que resultaram e advertência.
- ganho de posições resultantes de toques no adversário
- provocar acidentes por imprudência ou erro claro.
- tocar na traseira de outro kart fazendo-o sair da pista e/ou rodar.)
- tocar na lateral de outro kart (estando meio kart ou menos atrás) fazendo-o rodar e sair da pista.
- se estiver atrás de outro kart, tentar uma ultrapassagem por dentro na freada da curva e tocar no kart da frente e/ou espalhar jogando o adversário pra fora da pista.
- usar as mãos para acelerar o kart em qualquer momento da corrida.
 

Em qualquer um dos casos, a punição aplicada será um acréscimo de 10 SEGUNDOS ao tempo final do tempo.

*caso haja um falha do sensor de um piloto punido que não conste seu tempo total na cronometragem, será considerado a posição do kart imediatamente posterior à sua posição de pista + 10 segundos.

 

Atitudes passíveis de desclassificação (bandeira preta):

- Piloto ou familiar/amigo de piloto discutir com outro piloto sobre algum lance em pista ou qualquer outro motivo, "tirar satisfação" com algum piloto, fiscal de pista, direção de prova, etc.

- Levantar do kart pós-corrida e ir em direção a outro piloto reclamar de algo

- causar deliberadamente um acidente e/ou bater propositalmente seu kart em outro piloto
- fazer gestos ofensivos a outros pilotos e/ou à direção de prova.

​

As decisções do diretor de prova e/ou dos fiscais são soberanas e devem ser respeitadas

NENHUM TIPO DE INSULTO, OFENSA, OU AGRESSÃO A OUTRO PILOTO OU À ORGANIZAÇÃO DO CAMPEONATO SERÃO TOLERADOS. NEM PESSOALMENTE, NEM NO GRUPO DO WHATSAPP OU REDE SOCIAIS. E CASO OCORRA, SERÁ ANALISADO PELA ORGANIZAÇÃO QUE PODE APLICAR ADVERTÊNCIA, SUSPENSÃO E ATÉ EXPULSÃO DO CAMPEONATO.

​

16- DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Após o término de cada bateria, a organização vai colocar o resultado da corrida, bem como eventuais punições, fixado em um local onde todos possam ver e conferir.

​Os pilotos terão 10 minutos para pedir revisão do resultado caso ache que seu resultado na pista está diferente do resultado do cronômetro, ou por qualquer outro motivo.

​Se algum piloto pedir revisão do resultado dentro do tempo estabelecido, havendo ou não mudança... o resultado oficial será novamente exposto em local público.

​

17- PEDIDOS DE REVISÃO

​- Os pilotos poderão solicitar à organização do campeonato revisão e lances em que sofreram advertências/punições e/ou que não houve advertência/punição, mas que o piloto julga que deveria ter sido aplicado.

​

​17.1 – PEDIDOS DE REVISÃO NO DIA DO EVENTO

​- O piloto pode solicitar revisão de um lance no dia do evento apenas se o resultado dessa revisão for determinante para alterar o pódio de uma bateria e consequentemente os classificados para a final sprint.

Ex: você chegou em 3º lugar na pista, mas por uma punição caiu pra 5º, ou o piloto que tirou você da pista e não foi punido chegou entre os 3 primeiros.

Esse pedido de revisão pode ser feito até o final das baterias classificatórias e será analisado antes da Final Sprint.

*Na última etapa do campeonato os pilotos também poderão pedir revisão de lances cujo resultado influenciará na premiação final do campeonato.

Procedimentos para fazer pedido de revisão de vídeo no dia da etapa:
1- Informar à direção de prova a intenção de pedido de recurso em até 10 minutos do término de sua bateria
2- Fazer o pix da taxa de recurso no valor de R$50,00 (CINQUENTA REAIS) para botequimgpkart@gmail.com e enviar o comprovante para o whatsapp (47) 99141 8270.
3- Enviar uma gravação de vídeo para o mesmo número de whatsapp, informando qual a bateria, e qual o outro piloto envolvido no lance. (É pra enviar uma gravação pelo whatsapp, não é pra trazer sua câmera ou seu celular pra gente assistir).
​A direção de prova entrará em contato com outro piloto, que terá 5 minutos para também enviar um vídeo de defesa, caso ache necessário.

 

17.2 – PEDIDOS DE REVISÃO NO DIA SEGUINTE AO EVENTO

​- Os pilotos podem solicitar revisão de um lance após o evento até as 16 horas do dia seguinte da etapa.

Para fazer a solicitação o pilotos deverá entrar em contato pelo whatsapp 47 99141 8270 informando seu nome, o nome e/ou o número do kart do outro piloto do lance, em qual bateria aconteceu o lance e enviar o comprovante do PIX de R$50,00.

​

*Não há limites de pedidos de revisão. O piloto pode solicitar quantas vezes achar necessário.
*O piloto só pode pedir revisão de lances em que ele está envolvido.
*A decisão dos comissários pós o piloto não poderá mais recorrer o assunto estará encerrado. Caso o piloto persista na reclamação, poderá sofrer uma nova punição.
*Não serão permitidos publicações nem comentários a respeito de nenhum lance envolvendo punições em nenhum dos grupos de whatsapp ("Kart Botequim GP", "Copa Botequim GP", "Night Kart"). O piloto que fizer será primeiramente advertido e persistindo poderá perder seu direito de pedir revisão de lances e até ser excluído do grupo.

*É de TOTAL RESPONSABILIDADE DOS PILOTOS tornar viável a apresentação de vídeos para os pedidos de revisão. A organização do campeonato não fornecerá câmeras nem computadores para os pilotos utilizarem.

*Só será permitido revisão de lances com apresentação de vídeos. O que o fiscal viu na pista não poderá ser revisado. A não ser que os dois pilotos envolvidos em um lance que gerou punição concordem que a punição aplicada foi equivocada.

*Caso o recurso seja aceito pelos comissários, o valor pago será devolvido ao piloto. Caso o recurso não seja aceito, o valor não será devolvido e será doado a alguma instituição carente.

​

18 – PONTUAÇÃO NA CARTEIRA DE PILOTOS

​Todos os pilotos da Copa Botequim GP receberão pontos em suas "carteiras de pilotos" de acordo com as punições/advertências que tomar durante a temporada.

A pontuação será da seguinte forma:

​- Advertência e Punições "leves" (queima de largada, usar as mãos pra acelerar = 1 ponto
- Punições "pesadas" (incidentes, ofensas a outros pilotos ou à direção de prova) = 3 pontos

- Desclassificação (com exceção das provas de Endurance, onde pilotos que não cumprem as paradas recebem bandeira preta) = 6 pontos

​*Punições por pesagem não geram pontos na carteira.

​

​18.1 – PUNIÇÕES POR PONTUAÇÃO NA CARTEIRA DE PILOTOS

​Quando o piloto atingir números de pontos em sua carteira sofrerá punições na etapa seguinte que participar, da seguinte forma:

​6 pontos = largará da última posição na bateria em que estiver melhor posicionado no grid.

9 pontos = largará da última posição nas duas baterias.

12 pontos = largará da última posição nas duas baterias e na primeira bateria largará de uma posição de 10 karts de distância atrás do último kart no grid.

15 pontos = largará da última posição nas duas baterias e largará de uma posição de 10 karts de distância atrás do último kart no grid.

Acima de 15 pontos = ficará a critério da organização, podendo aplicar uma suspensão ou até exclusão do campeonato.

 

​*Após receber seu primeiro ponto na carteira de pilotos, a cada 2 etapas que o piloto participar sem receber advertência ou punição, ele terá a redução de 1 ponto de sua carteira de pontos.

​

As pontuações dos pilotos não vão zerar ao final da temporada 2024. Quando o piloto receber uma pontuação na temporada 2024, os pontos recebidos só vão expirar na Etapa correspondente da temporada 2025. Por exemplo: Se um piloto recebeu 3 pontos na carteira na Etapa 1 da temporada 2024, esses pontos só vão expirar na Etapa 1 da temporada 2025 e assim sucessivamente.

19 – EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PRA CORRER

​Todo piloto, obrigatoriamente, deverá usar equipamentos de segurança para correr. Estes são:
- capacete (fornecido gratuitamente pelo kartódromo)
- Luva e balaclava (podem ser adquiridos no kartódromo)
- macacão (pode ser alugado no kartódromo)

​

20 - PREMIAÇÕES

​Em todas as etapas serão entregues medalhas aos 3 primeiros colocados de cada bateria e troféus aos 3 primeiros colocados das FINAIS SPRINT

Ao final da temporada serão entregues os seguintes prêmios:

​CAMPEONATO DE PILOTOS
- CAMPEÃO = Troféu + isenção da taxa de inscrição para 2025 + vaga no Desafio de Verão 2025
- VICE-CAMPEÃO =  Troféu + isenção da taxa de inscrição para 2024 
- 3ºLUGAR =  Troféu + isenção da taxa de inscrição para 2024
- 4º LUGAR e 5º LUGAR = Troféu + 50% de desconto na inscrição de 2024 (esse desconto é somado com o desconto de frequência)
 

​CAMPEONATO DE EQUIPES
- CAMPEÃO =  Troféu para os 4 pilotos + isenção na taxa de inscrição dos pilotos na Copa Botequim GP 2025
- VICE-CAMPEÃO =  Troféu para os 4 pilotos + 50% na taxa de inscrição dos pilotos para 2025 (esse desconto é somado com o desconto de frequência).
- 3º LUGAR = Troféu para os 4 pilotos + 30% de desconto na inscrição dos pilotos na Copa Botequim GP de 2025 (esse desconto é somado com o desconto de frequência)
 

​CAMPEONATO DA GP2, CAMPEONATO DE ENDURANCE
- Troféus para os 5 primeiros colocados
 

CAMPEONATO PESADOS, TAÇA BOTEQUIM GP
- Troféus para os 3 primeiros colocados

​

​21 - REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA NA PISTA E FORA DELA

​A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato que promove a amizade entre os competidores e isto deve ser sempre colocado acima de qualquer disputa.
Temos apenas um organizador e diretor de prova (além dos fiscais de pista do kartódromo) que, obviamente, não podem ver tudo que acontece na pista. Porém somos todos adultos e contamos com o bom senso de todos.

Todos queremos ganhar, mas é importante ter cuidado e respeito com os adversários para não causarmos nenhum incidente, que possa prejudicar a corrida de outro piloto, e/ou acidente, que possa vir a machucar alguém.

​Trate todos sempre com cordialidade e respeito (pilotos, organizadores, fiscais, funcionários do kartódromo, etc) seja pessoalmente, seja nas redes sociais e/ou grupo de whatsapp. Mesmo que tenha se sentido prejudicado dentro da pista.

 

22 – DIREITOS DE IMAGEM

​Todos os pilotos inscritos na Copa Botequim GP de Kart autorizam, em caráter imediato e irrevogável, a utilização de suas imagens em todas as redes sociais e site do Botequim GP. O prazo de armazenamento e/ou reprodução das imagens não expira.

​

23 - TERMO DE RESPONSABILIDADE

​Todo piloto que se inscrever na Copa Botequim GP de Kart está ciente de que se trata de uma atividade de risco.

Assumindo total e plena responsabilidade tanto no âmbito civil como penal, em relação a todo e qualquer acidente que ele venha a sofrer ou causar na disputa do campeonato, isentando a organização de qualquer responsabilidade por danos físicos, emocionais ou materiais que venha a sofrer ou causar.  
Declarando que participa das provas por livre e espontânea vontade e risco, arcando com todas as despesas e ônus que forem causados.


QUANDO O PILOTO CONFIRMAR SUA INSCRIÇÃO NO CAMPEONATO ELE CONFIRMA QUE LEU E CONCORDOU COM TODOS OS ITENS DESTE REGULAMENTO.

​

*A organização do campeonato poderá alterar itens deste regulamento quando achar necessário, devendo informá-las aos pilotos sempre que fizer.

​

24 - COMUNICAÇÃO OFICIAL

Todos os pilotos inscritos serão adicionados aos grupos do whatsapp "Copa Botequim GP" e "Informativo Copa Botequim GP", sendo este último um grupo onde apenas a organização do campeonato poderá escrever e onde serão todas as informações do campeonato.

​

25 - CASOS OMISSOS

Casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização do campeonato.

​

*Em casos em que a a organização do campeonato solicite a opinião dos pilotos para alguma alteração/inclusão/retirada de algum item do regulamento e/ou procedimento de corrida e abra uma votação entre os pilotos para definir, cada piloto terá seu voto multiplicado pelo número de etapas que particiou na temporada.

Ex: Se o piloto participou de 3 Etapas na temporada, seu voto será multiplicado por 3 (E assim sucessivamente). 
Piloto que está inscrito no campeonato mas que ainda não esteve presente em nenhuma etapa terá seu voto multiplicado por 1.
Quanto mais você participar do campeonato mais sua opinião terá peso nas decisões. 

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