top of page

Regulamento Copa Botequim GP Kart 2021

COPA BOTEQUIM GP DE KART 2021 - REGULAMENTO


I – O CAMPEONATO

A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato de karts de aluguel disputado desde 2016 no vale do Itajaí. É um campeonato amador e tem como principal objetivo proporcionar momentos de confraternização entre amigos e amantes do esporte e isto deve ser sempre preservado acima de qualquer competitividade.

 

II – PARTICIPANTES

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar. Não é necessário nenhuma experiência prévia no kart, bem como possuir equipamentos para participar das corridas.

*menores de 18 anos podem participar dependendo da aprovação da organização do campeonato (mediante análise da experiência no esporte, aprovação de um responsável, etc.)

 

III – LOCAL E DATAS

A temporada será disputada em 9 etapas entre os meses de fevereiro a novembro em pelo menos 3 kartódromos, podendo ser mais (dependendo das negociações), sendo:

- Kartódromo Beto Carrero (Penha-SC)
- Kartódromo dos Ingleses (Florianópolis-SC)

- Kartódromo Speedway (Balneário Camboriú-SC)

As etapas serão disputadas nas seguintes datas e locais:

Etapa 1 - 21/02 - Kartódromo Speedway (Balneário Camboriú-SC)
Etapa 2 - 18/04 - Kartódromo Beto Carrero (Penha-SC)
Etapa 3 - 16/05 - Kartódromo Beto Carrero (Penha-SC)
Etapa 4 - 20/06 - Kartódromo dos Ingleses (Florianópolis-SC)
Etapa 5 - 11/07 - Kartódromo Speedway (Balneário Camboriú-SC)
Etapa 6 - 15/08 - Kartódromo Speedway (Balneário Camboriú-SC)
Etapa 7 - 19/09 - Kartódromo dos Ingleses (Florianópolis-SC)
Etapa 8 - 17/10 - Kartódromo Speedway (Balneário Camboriú-SC)
Etapa 9 - 07/11 - Kartódromo dos Ingleses (Florianópolis-SC)

Horários:
Todas as etapas terão início às 14 horas.

*Caso haja impossibilidade de disputar uma etapa na data agendada, esta será transferida para o domingo seguinte (considerando a disponibilidade do kartódromo).

*Caso não seja possível transferir para o domingo posterior, a decisão sobre a  nova data caberá à organização do campeonato.

*Caso seja necessário alterar alguma data (que não esteja dentro do item anterior), a organização deverá obrigatoriamente comunicar os pilotos com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

 

IV – FORMA DE DISPUTA

IV.I. – CATEGORIAS


A Copa Botequim GP de Kart será dividida em 3 categorias de igual valor e importância, sendo diferenciadas pelo peso mínimo de lastro (Mais detalhes no item IV.). Eis as categorias:


- B80 (lastro em 80kg)
- B90 (lastro em 90kg).
- B100 (Lastro em 100kg).

IV.II. – INSCRIÇÕES


Os pilotos devem se inscrever através do site 
Não é cobrado taxa de inscrição, apenas o valor pago pela bateria. Porém o piloto deve, no ato da inscrição, fazer o depósito de R$70,00 antecipadamente.

 

*QUEM FIZER A INSCRIÇÃO EM UMA SEXTA (APÓS ÀS 18 HORAS) OU SÁBADO VÉSPERAS DE ALGUMA ETAPA, DEVERÃO OBRIGATORIAMENTE FAZER PAGAMENTO VIA MERCADO PAGO  (via cartão de crédito) ou PIX.

Os pilotos poderão se inscrever em mais de uma categoria, porém devem ficar atentos quanto ao peso e quantidade de lastro que deverá utilizar (Ex: não é recomendado um piloto que pesa 60kg se inscrever na categoria B100, pois precisará de 40kg de lastro para se adequar à categoria, o que é inviável).

Os pilotos que fizerem a inscrição, estarão inscritos por toda a temporada.

IV.III. – CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA NAS ETAPAS

Para poder participar das etapas os pilotos precisam confirmar a presença da seguinte forma:

Via whatsapp:

Após efetuada a inscrição os pilotos serão adicionados a um grupo de confirmação no whatsapp, onde os pilotos deverão CONFIRMAR PRESENÇA antes de cada etapa do campeonato para poder correr.

Cada categoria terá um grupo de confirmação. Se o piloto se inscrever em mais de uma categoria, deverá confirmar presença em ambos os grupos.

A lista de confirmação pelo whatsapp será aberta sempre às 12;00h da sexta-feira que antecederá a etapa e se encerrará às 16 horas de sábado véspera da etapa.

 

Após encerrada a confirmação de presença, em até 1 hora serão divulgadas a lista de pilotos e horários de cada bateria.

* O PILOTO QUE NÃO CONFIRMAR PRESENÇA NA LISTA OFICIAL DA NO GRUPO DE CONFIRMAÇÃO DO WHATSAPP NÃO PODERÁ PARTICIPAR DA CORRIDA.


* O PILOTO QUE CONFIRMAR PRESENÇA E NÃO PARTICIPAR DA CORRIDA PAGARÁ UMA MULTA DE R$20,00 NA PRÓXIMA ETAPA QUE PARTICIPAR.



* O grupo do whatsapp será o único meio onde a organização enviará comunicados sobre o campeonato.

*Confirme presença apenas se irá mesmo participar, para evitar esta penalidade.

.

 

IV.IV. – FORMAÇÃO DAS BATERIAS


O número máximo de pilotos que poderão disputar uma bateria é definido de acordo com a disponibilidade do kartódromo, sendo assim fica definido que:

- Kartódromo Beto Carrero: 20 karts por bateria
- Kartódromo Ingleses: 18 karts por bateria
- Kartódromo Speedway: 15 karts por bateria.

Para a formação das baterias seguiremos o seguinte critério (usando como exemplo o kartódromo Beto Carrero, onde o número máximo de pilotos por bateria é 20)

- No caso de 20 ou menos pilotos confirmados DENTRO DE UMA MESMA CATEGORIA será disputada apenas 1 bateria.

*Mesmo nos outros kartódromos, se uma categoria tiver até 20 pilotos confirmados, será disputada apenas 1 bateria.


Em caso de 21 ou mais confirmados DENTRO DE UMA MESMA CATEGORIA (no Kartódromo Beto Carrero), os pilotos serão divididos da seguinte forma:

21 a 40 pilotos confirmados = 2 baterias.

41 a 60 pilotos confirmados = 3 baterias.

61 a 80 pilotos confirmados = 4 baterias.

e assim sucessivamente...

 

No kartóromo dos Ingleses será da seguinte forma:
Até 20 pilotos confirmados = 1 bateria

21 a 36 pilotos confirmados = 2 baterias.

37 a 54 pilotos confirmados = 3 baterias.

55 a 72 pilotos confirmados = 4 baterias.

e assim sucessivamente...

No kartóromo do Speedway será da seguinte forma:
Até 20 pilotos confirmados = 1 bateria

21 a 30 pilotos confirmados = 2 baterias.

31 a 45 pilotos confirmados = 3 baterias.

46 a 600 pilotos confirmados = 4 baterias.

e assim sucessivamente...

Caso tenha mais de uma bateria (em uma categoria) na primeira etapa do campeonato, a distribuição dos pilotos em cada bateria será feita por sorteio.


A partir da segunda etapa a definição será por classificação do campeonato, ou seja, os pilotos melhores classificados formam uma bateria, e assim sucessivamente.


O número de baterias será decidido e informado aos pilotos na véspera da etapa e não serão alteradas mesmo em caso de falta de pilotos em uma ou mais baterias.


O piloto que não conseguir participar de sua bateria não poderá participar de outra na etapa.

IV.V – DURAÇÃO DAS BATERIAS


Cada bateria terá duração de 20 minutos, sendo 5 minutos de tomada de tempo para formação do grid de largada e 15 minutos de corrida.

IV.VI. – VALOR DAS BATERIAS


O valor das baterias é de R$150 (os pilotos que pagarem em dinheiro ganham R$10 de desconto e pagará R$140)

O pagamento deverá ser feito 20 minutos antes do início da bateria ao organziador do evento.


*Em hipótese alguma o piloto poderá correr e pagar após a corrida.

 

IV.VII. – SISTEMA DE PONTUAÇÃO


O sistema de pontuação dará pontos aos 10 primeiros colocados de cada bateria e serão distribuídos da seguinte forma:


1º lugar - 15 pontos.
2º lugar - 12 pontos.
3º lugar -  9 pontos.
4º lugar - 7 pontos.
5º lugar - 6 pontos.
6º lugar - 5 pontos.
7º lugar - 4 pontos.
8º lugar - 3 pontos.
9º lugar - 2 pontos.
10º lugar - 1 ponto.

**Em caso de 2 ou mais baterias por etapa todas terão o mesmo sistema de pontuação. Sendo assim, cada etapa poderá ter 2 ou mais vencedores em cada categoria.

Descarte
Todo piloto terá seus 2(dois) piores resultados no campeonato descartados. Sendo assim, sua pontuação será a soma de seus 7 melhores resultados no campeonato.


Os descartes serão aplicados na tabela de classificação do campeonato após o fim da 6ª etapa do campeonato (para fins de formação das baterias para as etapas 7, 8 e 9

*O piloto que tiver maior número de pontos após a soma de seus 7 melhores resultados será o campeão!


*Em caso de empate no número de pontos os critérios de desempate são: Maior número de vitórias, maior número de 2ºs lugares, e assim sucessivamente (considerando os 7 resultados válidos).
Persistindo o empate, compara-se quem tem o melhor resultado na última corrida.

IV.VIII – CAMPEONATO DE ASPIRANTES

 

Na temporada de 2021 também teremos uma competição que vai premiar os pilotos que estão começando no kart e/ou ainda em evolução com o campeonato de aspirantes.
Esta competição não se trata de uma categoria extra, com baterias separadas e sim, uma tabela de pontuação extra em que serão contabilizados os resultados e pontos das 4 categorias nas 8 primeiras etapas do campeonato. Uma bateria final do campeonato de aspirantes será disputada na Etapa 9.
Só poderão estar na tabela do campeonato de aspirantes pilotos que:
- Tiverem no máximo 2 faltas em etapas da temporada.
- Ter ido ao pódio no máximo 1 vez na temporada (não podendo ser em 1º lugar).

*Se um piloto participa de duas ou mais categorias, vale na tabela de aspirantes, sua maior pontuação. Porém seus pódio são cumulativos. Por exemplo, e o piloto disputa as categorias B80 e B90 e for ao pódio uma vez na B80 e uma vez na B90, ele terá 2 pódios na temporada e será excluído do campeonato de aspirantes.

 

Na Etapa 9 do campeonato, os melhores classificados na tabela dos aspirantes (respeitando o número máximo de karts por bateria definidos pelo kartódromo) irão disputar uma bateria final, com lastro em 90kg e pontuação dobrada para definir o campeão.

V – ORDEM DAS CATEGORIAS E CRONOGRAMA DAS ETAPAS

Será feito um revezamento na ordem de qual categoria correrá primeiro e por último, da seguinte forma:

.

Etapa disputadas no kartódromo Beto Carrero: B90, B100, B80
Etapas disputadas no kartódromo dos Ingleses: B80, B90, B100
Etapas disputadas no kartódromo Speedway: B100, B80, B90

*A ordem das baterias dentro da mesma categoria (caso haja mais de uma) será sempre começando com os piores classificados e terminando com os líderes.

CRONOGRAMA DAS ETAPAS
- Todas as etapas terão o briefing por vídeo, que será enviado nos grupos de confirmação e no grupo aberto do campeonato.


- As baterias serão marcadas sempre com 50 minutos de diferença entre elas.


- O piloto deve chegar 30 minutos antes do horário de sua bateria, realizar o pagamento e ficar pronto para o início de sua bateria.


- 10 minutos antes da corrida, será feito o sorteio dos karts.


*O cronograma de todo evento poderá sofrer eventuais atrasos por problemas que podem ocorrer. Mesmo assim recomendamos que todos os pilotos cheguem pelo menos 30 MINUTOS antes do horário de sua corrida, bem como sejam pacientes em caso de atraso de sua bateria.


*Em hipótese alguma uma bateria será atrasada para esperar a chegada de algum piloto faltante.

 

VI – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E PUNIÇÕES

Após o término de cada bateria, a organização vai colocar o resultado da corrida, bem como eventuais punições, fixado em um local onde todos possam ver e conferir.

Os pilotos terão 10 minutos para pedir revisão do resultado caso ache que seu resultado na pista está diferente do resultado do cronômetro, ou por qualquer outro motivo.

Se algum piloto pedir revisão do resultado dentro do tempo estabelecido, havendo ou não mudança... o resultado oficial será novamente exposto em local público.

Caso algum piloto se sinta prejudicado em uma corrida por conta de um toque, batida ou manobra, informe ao diretor de prova após a corrida dentro do prazo de 10 minutos ou então converse com o outro piloto que causou o incidente com calma, para que possam resolver tudo da melhor forma possível. Ninguém é piloto profissional e nem dono da verdade, e o intuito do campeonato é divertir-se.

Nenhum tipo de insulto, ofensa, ou agressão a outro piloto ou à organização do campeonato serão tolerados. Nem pessoalmente, nem no grupo do whatsapp ou rede sociais. E caso ocorra, será analisado pela organização que pode aplicar advertência, suspensão e até expulsão do campeonato.

Caso o diretor de prova veja algum incidente de corrida que julgue ser passível de punição, este pode aplicar uma advertência, uma punição ou até desclassificação do piloto.

Atitudes passíveis de advertência: toques leves na traseira do kart de outro piloto, gesticulação excessiva para outros pilotos e/ou direção de prova, etc. Advertência é apenas um aviso para o piloto, não tendo qualquer influência no resultado final.

Atitudes passíveis de punição: reincidência nas ações que resultaram e advertência, ganho de posições resultantes de toques no adversário, provocar acidentes por imprudência ou erro claro.

Em qualquer um dos casos, a punição aplicada será um acréscimo de 10 SEGUNDOS ao tempo final do tempo.

*caso haja um falha do sensor de um piloto punido que não conste seu tempo total na cronometragem, será considerado a posição do kart imediatamente posterior à sua posição de pista + 10 segundos.

Atitudes passíveis de desclassificação: causar deliberadamente um acidente, bater propositalmente seu kart em outro piloto, fazer gestos ofensivos a outros pilotos e/ou à direção de prova. DIRIGIR-SE A UM FISCAL DE PROVA pós-corrida para reclamar ou questionar algo sobre corrida.

TODA E QUALQUER RECLAMAÇÃO DEVERÁ SER FEITA EXCLUSIVAMENTE COM O DIRETOR DE PROVA.

A decisão do diretor de prova é soberana e deve ser respeitada.

*NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES OU REVISÕES DE RESULTADO APÓS O PRAZO DE 10 MINUTOS DE SUA PUBLICAÇÃO.

VII – DEFINIÇÃO DOS KARTS E LASTRO

A definição de qual kart cada piloto usará em cada etapa será determinado por sorteio feito 10 minutos antes de cada etapa pelo diretor de prova.

O piloto não poderá mexer em nenhuma regulagem do kart além do ajuste do banco, nem pedir para que qualquer funcionário do kartódromo o faça. Caso isso ocorra, o piloto será primeiramente advertido e em caso de insistência será desclassificado.

O campeonato terá 3 categorias, onde cada uma tem uma definição de peso: 80kg na categoria B80, 90kg na categoria B90 e 100kg na categoria B100.

Os karts serão lastreados com pesos de 5kg que serão colocados no kart e o máximo de lastro que um piloto pode usar no kart é 20kg.

Caso o piloto não atinja o peso mínimo de sua categoria mesmo com os 20kg de lastro no kart, os pilotos deverão usar pesos no corpo ou no banco do kart afim de atingir o peso mínimo do campeonato.

Após o término da corrida, todos os pilotos deverão pegar seus lastros e DIRIGIR-SE IMEDIATAMENTE até a balança para a realização da pesagem, que será feita nos próximos 10 minutos.


Caso o piloto não vá se pesar em até 10 minutos após o fim da corrida, será desclassificado.  

O peso do piloto usando todos os equipamentos de corrida (macacão, capacete, luva, etc) + lastro usado em seu kart e no corpo deve ser igual ou maior a 80kg na categoria B80, 90kg na categoria B90 e 100kg na categoria B100, com uma tolerância de 100 gramas a menos sem que o piloto sofra uma punição.

Se a diferença de peso for maior que 100 gramas o piloto será desclassificado da corrida.

VIII – TROCAS DE KART

O piloto que quiser trocar de kart antes ou durante a tomada de tempo para a formação do grid por qualquer motivo, automaticamente será punido e largará na última posição do grid.

O piloto que trocar de kart após a bandeirada final da tomada de tempo largará em último e tomará uma punição de 10 segundos na corrida.

Se o piloto trocar de kart durante a corrida, não receberá nenhuma penalização.

IX – EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PRA CORRER

Todo piloto, obrigatoriamente, deverá usar equipamentos de segurança para correr. Estes são:
- capacete (fornecido gratuitamente pelo kartódromo)


- Luva e balaclava. (O Botequim GP tem balaclava de algodão à venda por R$10,00.)


- macacão: o kartódromo aluga macacão ao preço de R$10,00 por corrida.  

X- PREMIAÇÕES

Em todas as etapas serão entregues troféus aos 3 primeiros colocados de cada bateria.
Ao final da temporada serão entregues troféus para os 3 melhores classificados do campeonato de cada categoria.

 

XI - REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA NA PISTA E FORA DELA

A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato que promove a amizade entre os competidores e isto deve ser sempre colocado acima de qualquer disputa.

Temos apenas um organizador e diretor de prova (além dos fiscais de pista do kartódromo) que, obviamente, não podem ver tudo que acontece na pista. Porém somos todos adultos e contamos com o bom senso de todos.

Todos queremos ganhar, mas é importante ter cuidado e respeito com os adversários para não causarmos nenhum incidente, que possa prejudicar a corrida de outro piloto, e/ou acidente, que possa vir a machucar alguém.

 

Por isso, recomendamos que tenham muito cuidado ao ultrapassar. A preferência da curva é sempre de quem está na frente. Porém, quem está na frente também não pode fechar a porta para quem estiver tentando ultrapassá-lo. Escolha um lado da pista e permaneça nele. Se houver um toque, que resultou em um ganho de posição, tenha bom senso e devolva a posição.

Trate todos sempre com cordialidade e respeito (pilotos, organizadores, fiscais, funcionários do kartódromo, etc) seja pessoalmente, seja nas redes sociais e/ou grupo de whatsapp. Mesmo que tenha se sentido prejudicado dentro da pista.

 

XII – DIREITOS DE IMAGEM

Todos os pilotos inscritos na Copa Botequim GP de Kart autorizam, em caráter imediato e irrevogável, a utilização de suas imagens em todas as redes sociais e site do Botequim GP. O prazo de armazenamento e/ou reprodução das imagens não expira.

XIII - TERMO DE RESPONSABILIDADE

Todo piloto que se inscrever na Copa Botequim GP de Kart está ciente de que se trata de uma atividade de risco.


Assumindo total e plena responsabilidade tanto no âmbito civil como penal, em relação a todo e qualquer acidente que ele venha a sofrer ou causar na disputa do campeonato, isentando a organização de qualquer responsabilidade por danos físicos, emocionais ou materiais que venha a sofrer ou causar.  
Declarando que participa das provas por livre e espontânea vontade e risco, arcando com todas as despesas e ônus que forem causados.


QUANDO O PILOTO CONFIRMAR SUA INSCRIÇÃO NO CAMPEONATO ELE CONFIRMA QUE LEU E CONCORDOU COM TODOS OS ITENS DESTE REGULAMENTO.

*A organização do campeonato poderá alterar itens deste regulamento quando achar necessário, devendo informá-las aos pilotos sempre que fizer.

*Casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização do campeonato

bottom of page