top of page

Regulamento Copa Botequim GP Kart 2018

COPA BOTEQUIM GP DE KART 2018 - REGULAMENTO (*Atualizado em 10/01/2018 com a unificação das categorias)

I – O CAMPEONATO

 A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato de karts de aluguel disputado desde 2016 no vale do Itajaí. É um campeonato amador e tem como principal objetivo proporcionar momentos de confraternização entre amigos e amantes do esporte e isto deve ser sempre preservado acima de qualquer competitividade.

 

II – PARTICIPANTES

 Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar. Não é necessário nenhuma experiência prévia no kart, bem como possuir equipamentos para participar das corridas.

 

III – LOCAL E DATAS

O campeonato será disputado em 10 etapas, de fevereiro a novembro. Todas as etapas serão disputadas no Kartódromo Internacional Beto Carreiro, localizado na cidade de Penha (SC).

As etapas serão disputadas nas seguintes datas:

Etapa 1 - 25/02 - Traçado Normal
Etapa 2 - 18/03 - Traçado Invertido
Etapa 3 - 29/04 - Traçado Invertido
Etapa 4 - 27/05 - Traçado Normal
Etapa 5 - 23/06 - Traçado Normal
Etapa 6 - 22/07 - Traçado Invertido
Etapa 7 - 19/08 - Traçado Invertido
Etapa 8 - 16/09 - Traçado Normal
Etapa 9 - 14/10 - Traçado Invertido
Etapa 10 - 04/11 - Traçado Normal

Horários: 
Corridas aos domingos: A partir das 16 horas.
Corridas ao sábado (Etapas 5): A partir das 18 horas.

*Caso haja impossibilidade de disputar uma etapa na data agendada, esta será transferida para o domingo seguinte (considerando a disponibilidade do kartódromo).

 

IV – FORMA DE DISPUTA 

 

IV.I. – INSCRIÇÕES


 Os pilotos devem se inscrever através do site www.botequimgp.com.br e efetuar o pagamento no valor de R$40,00 via depósito bancário e enviar o comprovante para o email: botequimgp@gmail.com ou por whatsapp ao organizador do campeonato.
Este valor não será devolvido em hipótese alguma ao piloto (desistência, etc). 
Portanto só se inscreva se realmente puder participar.

IV.II. – CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA NAS ETAPAS


Após efetuada a inscrição os pilotos serão adicionados ao grupo do campeonato no whatsapp, onde os pilotos deverão CONFIRMAR PRESENÇA antes de cada etapa do campeonato para poder correr, bem como se irá ou não usar lastro em seu kart (mais detalhes no item VII do regulamento).


* O PILOTO QUE NÃO CONFIRMAR PRESENÇA NA LISTA OFICIAL DA CORRIDA (QUE SERÁ FEITA NO GRUPO DO WHATSAPP) NÃO PODERÁ PARTICIPAR DA CORRIDA.


* O PILOTO QUE CONFIRMAR PRESENÇA E NÃO PARTICIPAR DA CORRIDA PAGARÁ UMA MULTA DE R$10,00 NA PRÓXIMA ETAPA QUE PARTICIPAR. 


* SE O PILOTO CONFIRMAR PRESENÇA E FALTAR NA CORRIDA POR 2 VEZES, ESTE SERÁ CONSIDERADO DESISTENTE E CASO QUEIRA PARTICIPAR NOVAMENTE TERÁ QUE PAGAR UM NOVA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CAMPEONATO.


* O grupo do whatsapp será o único meio onde os pilotos poderão confirmar presença, bem como a organização enviar comunicados sobre o campeonato.

*Confirme presença apenas se irá mesmo participar, para evitar esta penalidade.

P.s.: Só poderão participar da etapa os pilotos que tiverem com a inscrição confirmada (inscrição no site e depósito conferido na conta) até as 18 horas da sexta-feira anterior ao dia da corrida. Quem se inscrever após ou quiser se inscrever no dia da corrida só poderá participar da etapa seguinte.

 

 

IV.III. – FORMAÇÃO DAS BATERIAS


20 pilotos é o número máximo que pode participar de cada bateria. Em caso de de 21 ou mais confirmados, os pilotos serão divididos em 2 ou mais baterias.
Caso isso ocorra na primeira etapa do campeonato, a distribuição dos pilotos em cada bateria será feita por sorteio.
A partir da segunda etapa a definição será por classificação do campeonato, ou seja, os pilotos melhores classificados formam uma bateria, e assim sucessivamente, sendo que a bateria dos líderes sempre será a última  e a bateria com os piores classificados a primeira.
O número de baterias será decidido e informado antecipadamente aos pilotos e não serão alteradas mesmo em caso de falta de pilotos em uma ou mais baterias.
O piloto que não conseguir participar de sua bateria não poderá participar de outra na etapa.

 

IV.IV – DURAÇÃO DAS BATERIAS


Cada bateria terá duração de 20 minutos, sendo 5 minutos de tomada de tempo para formação do grid de largada e 15 minutos de corrida.

 

IV.V. – VALOR DAS BATERIAS


Cada bateria tem o valor de R$120,00* que deverão ser pagos ao organizador do campeonato 20 minutos antes do início (Acréscimo de R$3,00 em caso de pagamento no cartão).
*Em hipótese alguma o piloto poderá correr e pagar após a corrida.

 

IV.VI. – SISTEMA DE PONTUAÇÃO


O sistema de pontuação será o mesmo utilizado na Fórmula 1, sendo que os 10 primeiros colocados somarão pontos na tabela do campeonato da seguinte forma:


1º lugar - 25 pontos.
2º lugar - 18 pontos.
3º lugar - 15 pontos.
4º lugar - 12 pontos.
5º lugar - 10 pontos.
6º lugar - 8 pontos.
7º lugar - 6 pontos.
8º lugar - 4 pontos.
9º lugar - 2 pontos.
10º lugar - 1 ponto.

*Em caso de 2 ou mais baterias por etapa todas terão o mesmo sistema de pontuação. Sendo assim, cada etapa poderá ter 2 ou mais vencedores.


*O piloto que tiver maior número de pontos após a soma dos 10 resultados será o campeão!


*Em caso de empate no número de pontos os critérios de desempate são: Maior número de vitórias, maior número de 2ºs lugares, e assim sucessivamente.

 

V – CRONOGRAMA DAS ETAPAS

Todas as etapas terão o seguinte cronograma de realização:


15:30h – Credenciamento e pagamento da bateria 1
15:50h – Briefing 
16:00h – Corrida 
16:30 – Credenciamento e pagamento da bateria 2 *(caso tenha mais de 20 pilotos confirmados na etapa)
16:50h – Briefing 
17:00h – Corrida 

*O cronograma de todo evento poderá sofrer eventuais atrasos por problemas que podem ocorrer. Mesmo assim recomendamos que todos os pilotos cheguem pelo menos 30 MINUTOS antes do horário de sua corrida, bem como sejam pacientes em caso de atraso de sua bateria.


*Em hipótese alguma uma bateria será atrasada para esperar a chegada de algum piloto faltante.

 

VI – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E PUNIÇÕES

Após o término de cada bateria, a organização vai colocar o resultado da corrida, bem como eventuais punições, fixado em um local onde todos possam ver e conferir.

Os pilotos terão 10 minutos para pedir revisão do resultado caso ache que seu resultado na pista está diferente do resultado do cronômetro, ou por qualquer outro motivo.

Se algum piloto pedir revisão do resultado dentro do tempo estabelecido, havendo ou não mudança... o resultado oficial será novamente exposto em local público.

Caso algum piloto se sinta prejudicado em uma corrida por conta de um toque, batida ou manobra, informe ao diretor de prova após a corrida dentro do prazo de 10 minutos ou então converse com o outro piloto que causou o incidente com calma, para que possam resolver tudo da melhor forma possível. Ninguém é piloto profissional e nem dono da verdade, e o intuito do campeonato é divertir-se.

Nenhum tipo de insulto, ofensa, ou agressão a outro piloto ou à organização do campeonato serão tolerados. Nem pessoalmente, nem no grupo do whatsapp ou rede sociais. E caso ocorra, será analisado pela organização que pode aplicar advertência, suspensão e até expulsão do campeonato.

Caso o diretor de prova veja algum incidente de corrida que julgue ser passível de punição, este pode aplicar uma advertência, ou até desclassificação do piloto.

A decisão do diretor de prova é soberana e deve ser respeitada.

*NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES OU REVISÕES DE RESULTADO APÓS O PRAZO DE 10 MINUTOS DE SUA PUBLICAÇÃO.

 

 

VII – DEFINIÇÃO DOS KARTS E LASTRO

A definição de qual kart cada piloto usará em cada etapa será determinado por sorteio feito 10 minutos antes de cada etapa pela equipe do kartódromo.

O piloto não poderá mexer em nenhuma regulagem do kart além do ajuste do banco, nem pedir para que qualquer funcionário do kartódromo o faça. Caso isso ocorra, o piloto será primeiramente advertido e em caso de insistência será desclassificado.

O campeonato terá o peso definido em 85kg.

Cada piloto é responsável por informar se vai ou não precisar de lastro no MOMENTO EM QUE CONFIRMA SUA PRESENÇA NA ETAPA NO GRUPO DO WHATSAPP.

Os karts serão lastreados com pesos de 5kg que serão colocados no kart e o máximo de lastro que um piloto pode usar no kart é 20kg.

Caso o piloto não atinja os 85kg mesmo com os 20kg de lastro no kart, os pilotos deverão usar pesos no corpo ou no banco do kart afim de atingir o peso mínimo do campeonato.

Após o término da corrida, todos os pilotos deverão PERMANECER SENTADOS em seus karts e aguardar serem chamados pelo diretor de prova para a realização da pesagem.

O peso do piloto usando todos os equipamentos de corrida (macacão, capacete, luva, etc) + lastro usado em seu kart e no corpo deve ser igual ou maior a 85kg, com uma tolerância de 100 gramas a menos sem que o piloto sofra uma punição.

Se a diferença de peso for maior que 100 gramas o piloto será desclassificado da corrida.

*Caso haja impossibilidade de realizar-se a pesagem por problema no equipamento ou qualquer outro, será considerado o lastro usado pelo piloto na etapa anterior. Caso seja a primeira participação, fica definido o uso de 5kg de lastro.

 

VIII – TROCAS DE KART

Cada piloto terá direito a trocar de kart (por qualquer motivo) antes da largada da corrida em UMA etapa do campeonato sem que receba punições.

A partir da 2ª troca, o piloto será punido com a perda de 5 posições no resultado final da corrida (Ex. Se vencer a corrida, cairá para a 6ª posição na classificação final e receberá os pontos correspondentes à 6ª posição).

*Se o piloto trocar de kart mais de uma vez em uma mesma etapa, contabilizará apenas uma troca de kart.


*Se o piloto trocar de kart após o início da corrida, não contará como uma troca.

 

IX – EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA CORRER

Todo piloto, obrigatoriamente, deverá usar equipamentos de segurança para correr. Estes são:


- capacete (fornecido gratuitamente pelo kartódromo)
- Luva e balaclava (o kartódromo fornece luva e balaclava de tnt ao custo de R$5,00). O Botequim GP tem balaclava de algodão à venda por R$10,00.
- macacão: o kartódromo aluga macacão ao preço de R$10,00 por corrida. 
Caso preferir correr com seu próprio macacão, o Botequim GP tem para vender no valor de R$350,00* (a confirmar), que são feitos sob encomenda e com prazo de entrega de 30 dias.


- RECOMENDA-SE USAR A CAMISETA DO CAMPEONATO POR CIMA DO MACACÃO PARA MELHOR IDENTIFICAÇÃO DOS PILOTOS.

 

X- PREMIAÇÕES

Em todas as etapas serão entregues medalhas aos 3 primeiros colocados de cada bateria.
Ao final da temporada serão entregues troféus para os 3 melhores classificados do campeonato.

 

XI- CORRIDA DAS ESPOSAS

Na última etapa do campeonato, as esposas e namoradas dos pilotos estão convidadas a participarem da diversão e disputarem uma bateria.

 

XII- CONFRATERNIZAÇÃO

Após a última bateria da última etapa, será feita uma confraternização entre os pilotos das duas categorias e seus familiares, que não está incluso no valor da inscrição. Os valores para participar serão informados às vésperas da última etapa.

 

XIII- REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA NA PISTA

A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato que promove a amizade entre os competidores e isto deve ser sempre colocado acima de qualquer disputa.

Temos apenas um organizador e diretor de prova (além dos fiscais de pista do kartódromo) que, obviamente, não pode ver tudo que acontece na pista. Porém somos todos adultos e contamos com o bom senso de todos.

Todos queremos ganhar, mas é importante ter cuidado e respeito com os adversários para não causarmos nenhum incidente, que possa prejudicar a corrida de outro piloto, e/ou acidente, que possa vir a machucar alguém.

 

Em duas temporadas de Copa Botequim de Kart, já tivemos toques e acidentes em nossas corridas, mas NUNCA tivemos desentendimento entre pilotos e SEMPRE o espírito de amizade e confraternização foi mantido por mais que um piloto tenha se sentido prejudicado. E contamos com a colaboração de todos para que isso continue assim.

Por isso, recomendamos que tenham muito cuidado ao ultrapassar. A preferência da curva é sempre de quem está na frente. Porém, quem está na frente também não pode fechar a porta para quem estiver tentando ultrapassá-lo. Escolha um lado da pista e permaneça nele. Se houver um toque, que resultou em um ganho de posição, tenha bom senso e devolva a posição.

E no final da temporada todos nós vamos celebrar o campeonato com a CONFRATERNIZAÇÃO DOS PILOTOS e familiares, onde vamos queimar uma carne, tomar uma cerveja e dar boas risadas.

Vamos todos nos divertir!!!!!

 

XIV – TERMO DE RESPONSABILIDADE

Todo piloto que se inscrever na Copa Botequim GP de Kart está ciente de que se trata de uma atividade de risco.


Assumindo total e plena responsabilidade tanto no âmbito civil como penal, em relação a todo e qualquer acidente que ele venha a sofrer ou causar na disputa do campeonato, isentando a organização de qualquer responsabilidade por danos físicos, emocionais ou materiais que venha a sofrer ou causar.  


Declarando que participa das provas por livre e espontânea vontade e risco, arcando com todas as despesas e ônus que forem causados.
QUANDO O PILOTO CONFIRMAR SUA INSCRIÇÃO NO CAMPEONATO ELE CONFIRMA QUE LEU E CONCORDOU COM TODOS OS ITENS DESTE REGULAMENTO.

*A organização do campeonato poderá alterar itens deste regulamento quando achar necessário, devendo informá-las aos pilotos sempre que fizer.

bottom of page