Desafio 90 Minutos de Kart
sáb., 10 de dez.
|Kartódromo Beto Carrero
O Desafio 90 minutos de kart é uma prova individual com duração da corrida em 90 minutos.
Horário e local
10 de dez. de 2022, 13:30
Kartódromo Beto Carrero, Rod. Beto Carrero World - Praia de Armação do Itapocorói, Penha - SC, 88385-000, Brasil
Convidados
Sobre o evento
REGULAMENTO DESAFIO 90 MINUTOS DE KART – 10/12/2022
(1) A PROVA
O Desafio 90 minutos de kart é uma prova individual com duração da corrida em 90 minutos.
Data: 10/12/2022 Local: Kartódromo Beto Carrero – Penha (SC). Horário: a partir das 13:30 horas Participantes: 36 pilotos (máximo) Lastro: 90 kg VAGAS DISPONÍVEIS: 36 PILOTOS Traçado 1
(2) INSCRIÇÕES
As inscrições são feitas em duas etapas: - Inscrição através do preenchimento do formulário da prova no site www.botequimgpkart.com.br
- Pagamento do valor de R$600,00 (seiscentos reais), que poderá ser feito da seguinte forma:
1º pagamento = R$150,00 – deverá ser feito até o dia 05/09/2022 2º pagamento = R$150,00 – deverá ser feito até o dia 05/10/2022 3º pagamento = R$150,00 – deverá ser feito até o dia 05/11/2022 4º pagamento = R$150,00 – deverá ser feito até o dia 05/12/2022 *Após o dia 05/09/2022 o pagamento poderá ser feito em apenas 3 parcelas de R$200,00 *Após o dia 05/10/2022 o pagamento poderá ser feito apenas em 2 parcelas de R$300,00 *Após o dia 05/11/2022 o pagamento poderá ser feito apenas em 1 parcela de R$600,00
Forma de pagamento: PIX para a chave botequimgpkart@gmail.com (em nome de Willian C. B. Bueno).
*para pagamento no cartão, consultar taxas e condições
Após o pagamento enviar o comprovante via whatsapp para um dos números: (47) 99141 8270 ou (47) 99666 1116.
IMPORTANTE: Após o pagamento da primeira parcela, o piloto fica com a vaga reservada para ele.
Porém, em caso de atraso no pagamento de uma ou mais parcelas, a vaga dele poderá ser oferecida para outro piloto que esteja na lista de espera.
*Caso o piloto perca a vaga por atraso ou desista de participar, nós devolveremos o dinheiro integralmente. Porém, é bom frisar que a devolução será feita apenas na semana do evento, pois podem haver custos que teremos que pagar antecipadamente (troféus, divulgação, etc)
(3) INFORMAÇÕES E BRIEFING
- Todas as informações sobre o evento serão passadas via grupo oficial do whatsapp do evento.
Também será por meio do grupo que as dúvidas dos pilotos serão respondias.
- Para evitar aglomerações o briefing será feito por vídeo no canal do Botequim GP Kart no Youtube, na semana do evento (data a confirmar).
(4) DEFINIÇÃO DE KARTS
- A definição de qual kart o piloto iniciará a prova será feito por sorteio, que será realizado às 13:30h.
(5) PESAGEM
Após o sorteio dos karts será realizada a pesagem dos pilotos, que iniciará às 13:35h e será feita da seguinte forma:
- o piloto que for sorteado para o primeiro kart enfileirado, deverá ser o primeiro a se pesar.
- Caso não atinja o peso mínimo de 90kg deverá utilizar barras de 5kg para completar o peso (no máximo 4 barras).
- O piloto também deverá informar se estiver utilizando pesos corporais, que também serão anotados pelos fiscais.
- Após a pesagem, o piloto deverá colocar seus pesos (se precisar) na parte de trás do kart, sentar-se no kart e esperar até que todos os pilotos se pesem.
(6) GRID DE LARGADA
- O Grid de largada será definido através de 1 volta de tomada de tempo e se iniciará imediatamente após o término da pesagem (Previsão: 14:15h)
Os karts sairão dos boxes enfileirados na ordem em que estavam. Os pilotos devem sair dos boxes e ir pra pista em velocidade reduzida. Não deve haver ultrapassagens (excessão, se um kart sair da pista, rodar, etc).
Em caso de ultrapassagem, o piloto terá sua volta de classificação anulada.
Os pilotos devem dar a volta no anel externo (traçado do JOKER, ver item 7.) e então acelerar para abrirem suas voltas.
Será permitido que os karts deixem um espaço de 2 ou 3 karts de distância entre o kart da frente, porém o piloto que deixar um espaço muito grande em relação ao kart da frente (a critério dos fiscais) terá sua volta anulada.
A volta de classificação deve ser feita no traçado completo.
Os pilotos devem largar com o mesmo kart que fizeram a tomada de tempo. Não serão permitidos trocas, a não ser caso o kart apresente algum defeito claro (a ser conferido pela direção de prova).
- A largada será parada com os karts lado a lado (igual largada de Fórmula 1).
(7) VOLTA CORINGA (JOKER)
Todo piloto poderá realizar 3 (três) voltas coringas (joker) durante a corrida.
As voltas coringas são voltas onde o piloto poderá usar um atalho para cortar caminho sem a necessidade de completar todo o traçado, conforme mostrado abaixo.
As voltas coringa serão conferidas pela cronometragem ao final da corrida.
Caso um piloto faça mais que três voltas coringas, receberá uma punição de 2 voltas (por volta a mais dada).
As voltas coringa podem ser realizadas até minuto 80 da prova.
No minuto 75 será mostrada a bandeira branca para sinalizar que faltam 5 minutos para o fechamento do joker e dos boxes.
(8) PARADAS PARA TROCA DE KART
Todo piloto deverá obrigatoriamente fazer 3 (três) paradas para troca de kart, com tempo mínimo de 5 minutos (entre a abertura da volta, a entrada nos boxes, a troca de kart e completar mais uma volta).
Obs: fica a critério do piloto completar a volta pós troca de kart usando todo o traçado da pista ou usando o corte de caminho da volta coringa para completar os 5 minutos da volta de parada. Caso o piloto opte por cortar o caminho (pois demorou um tempo maior parado nos boxes fazendo a troca), esta volta não será contada como volta coringa. O piloto não poderá cortar caminho por outro trecho do circuito em momento nenhum da prova.
O piloto não poderá parar o kart nem andar em um ritmo muito lento na pista (a critério dos fiscais) para “gastar o tempo” a fim de completar a volta de 5 minutos.
Durante a parada nos boxes o piloto deve seguir os seguintes procedimentos:
- Entrar nos boxes em velocidade reduzida - Parar o kart no posto de controle, onde um fiscal vai anotar o número de seu kart e conferir os lastros, então vai liberá-lo.
- Parar o kart no local sinalizado pelo fiscal do kartódromo.
- Retirar a placa de número, os pesos (caso use) e o sensor do kart que foi usado.
- Dirigir-se ao primeiro kart na fila dos karts disponíveis e fazer a instalação da placa de número (com os 2 parafusos), os pesos (caso use) e o sensor (preso com o grampo).
- Sentar no kart e esperar que o fiscal confira se a placa e o sensor estão presos corretamente. - O fiscal vai ligar o kart e o piloto pode esperar (caso necessário) próximo à saída do pitlane (sem trancar a saída).
- Prosseguir para a pista.
O piloto tem que fazer todo o procedimento de troca sozinho, sem ajuda de ninguém em nenhum dos processos. Caso isso ocorrer o piloto será punido em 1 volta.
Caso o piloto não faça as três paradas no tempo mínimo, será desclassificado da corrida (receberá a bandeira preta e deve retornar aos boxes).
É permitido que cada piloto tenha um cronometrista para ajuda-lo a marcar seu tempo de parada, porém este deve ficar no local determinado pela direção de prova e não podendo auxiliar o piloto em qualquer outra tarefa. Caso isso aconteça a parada será considerada inválida e o piloto terá que fazer novamente.
O piloto poderá fazer a troca de kart em qualquer momento entre o início e o minuto 80 da prova, quando os boxes serão fechados.
No minuto 75 será mostrado uma bandeira branca para os pilotos, sinalizando que faltam 5 minutos para fechar os boxes.
O piloto pode fazer as paradas no intervalo de tempo que quiser entre a primeira e a segunda paradas, bem como trocar de kart quantas vezes quiser, devendo em todas elas fazer os procedimentos descritos no item (8).
Em caso de bandeira vermelha os boxes serão fechados e os karts que estavam parados na volta anterior à bandeira vermelha terão seu tempo de parada pausado e será reiniciado na relargada.
Em caso de quebra de kart na pista, o piloto deverá retirar a placa e o sensor de seu kart e deve retornar a pé e entrar nos boxes pela entrada dos boxes. Caso use lastro. Ele poderá solicitar o número de barras correspondente ao fiscal. E essa troca poderá ser contabilizada como uma das trocas obrigatórias (desde que tenha o tempo de 5 minutos).
(9) EQUIPAMENTOS PARA CONTROLE DO TEMPO DOS PILOTOS
Serão permitidos apenas relógios/cronômetros de pulso para o controle do tempo das paradas pelos pilotos.
Não são permitidos o uso de celulares, tabletes e afins (na dúvida consultar a organização). Não são permitidos o uso de pontos eletrônicos.
Caso alguém use equipamento proibido, será desclassificado da prova.
(10) PESAGEM PÓS-CORRIDA
Após o término da corrida, todos os pilotos deverão pegar seus lastros e DIRIGIR-SE IMEDIATAMENTE até a balança para a realização da pesagem.
O peso do piloto usando todos os equipamentos de corrida (macacão, capacete, luva, etc) + lastro usado em seu kart e no corpo deve ser igual ou maior a 90kg, com uma tolerância de 100 gramas a menos sem que o piloto sofra uma punição.
Se a diferença de peso for entre 100 gramas e 1 kg será punido com 1 volta.
Se a diferença for maior que 1kg será desclassificado.
(10) ADVERTÊNCIAS E PUNIÇÕES
Caso o diretor de prova ou fiscal veja algum incidente de corrida que julgue ser passível de qualquer ação, este pode aplicar uma advertência ou uma punição.
Atitudes passíveis de advertência: toques leves na traseira do kart de outro piloto, gesticulação excessiva para outros pilotos e/ou direção de prova, etc. Advertência é apenas um aviso para o piloto, não tendo qualquer influência no resultado final.
Atitudes passíveis de punição: reincidência nas ações que resultaram e advertência, ganho de posições resultantes de toques no adversário, provocar acidentes por imprudência ou erro claro (além de outras ações de acordo com o julgamento dos ficais de pista).
Também serão punidos os pilotos que usarem as mãos para girarem as rodas dos karts na largada e/ou usarem as mãos para acelerar o kart.
Em qualquer um dos casos, a punição aplicada será de 20 segundos, podendo ser cumulativas.
(11) EXTRAS
Casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização da prova